O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), por meio do Programa de Bibliotecas Rurais Arca das Letras e da Delegacia Federal do MDA no Pará, realiza de terça (13) a quinta-feira (15), em Altamira (PA), o I Encontro de Agentes de Leitura do Programa Arca das Letras dos Territórios da Operação Cidadania Xingu.
O objetivo do encontro é promover, entre os agentes de leitura das comunidades rurais que recebem as bibliotecas Arca das Letras, discussões sobre as atividades que desempenham, trocar experiências e avaliar o papel das bibliotecas no desenvolvimento comunitário e educacional das famílias atendidas. Serão discutidos os resultados propostos e alcançados no incentivo à leitura, no apoio aos processos educacionais e culturais e de desenvolvimento das práticas produtivas.
Temas como sustentabilidade e atuação das bibliotecas rurais e dos agentes de leitura na erradicação da pobreza, na sustentabilidade dos povos ribeirinhos e comunidades de agricultura familiar da região Xingu serão debatidos no evento.
O Encontro de Agentes de Leitura tem parceria com os Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, dos Territórios da Cidadania, Transamazônica, Marajó, BR-163 e prefeituras municipais. Também recebe apoio do Programa Terra Legal Amazônia, dos Colegiados Territoriais e do Banco da Amazônia, especialmente na mobilização das comunidades rurais para participarem das discussões sobre a leitura no meio rural.
O público-alvo são as populações ribeirinhas, assentados, áreas indígenas e áreas de abrangência da Operação Cidadania Xingu. A ação vai reunir agentes de leitura dos municípios de Altamira, Placas, Porto de Moz, Anapu, Brasil Novo, Medicilândia, Pacajá, Senador José Porfírio, Uruará e Vitória do Xingu.
Livros complementares
Nessa mesma ação, o MDA vai entregar três bibliotecas para comunidades rurais do município de Uruará, do Território Transamazônica. As arcas serão administradas por seis novos agentes de leitura, que receberão treinamento durante o evento.
Os acervos começam com 230 a 300 livros e contam com títulos de literatura brasileira e estrangeira para crianças, jovens e adultos, coleção de histórias em quadrinhos, livros didáticos para pesquisa escolar, publicações técnicas sobre agricultura, cidadania, meio ambiente e outros temas escolhidos pelos moradores.
Histórico
Em todo o Brasil, o programa já implantou mais de 8.700 bibliotecas rurais em cerca de 3.100 municípios. O número de livros distribuídos passa de dois milhões, beneficiando cerca de 1 milhão de famílias do campo. A administração das bibliotecas é feita por mais de 17 mil agentes de leitura, que contribuem para melhorar os índices educacionais de suas comunidades e valorizar a cultura no meio rural. No Pará, já foram implantadas 342 bibliotecas em 137 municípios. Essas bibliotecas são geridas por 652 agentes de leitura e atendem a quase 62 mil famílias em todo o estado.
O Arca das Letras também está presente em Cuba, Timor Leste e Moçambique como cooperação técnica solidária e contribui com a formulação da política de bibliotecas rurais na Colômbia.
Territórios da Cidadania
Lançado em 2008 pelo governo federal, o programa Territórios da Cidadania tem como objetivo promover o desenvolvimento econômico e universalizar programas básicos de cidadania por meio de uma estratégia de desenvolvimento territorial sustentável. O objetivo é melhorar a qualidade de vida dos brasileiros que vivem nas regiões mais necessitadas, especialmente no meio rural.
Os territórios rurais são formados por um conjunto de municípios com mesma característica econômica e ambiental, identidade e coesão social, cultural e geográfica. Isso facilita o planejamento de ações governamentais para o desenvolvimento dessas regiões.
quarta-feira, 14 de dezembro de 2011
Arca das Letras realiza encontro de agentes de leitura na região do Xingu
15:35
Credibilidade Noticias
No comments
0 comentários:
Postar um comentário