quarta-feira, 24 de agosto de 2011
Cabrália realiza IV Conferência Municipal de Assistência Social
Ipea analisa gasto social do governo
O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) vai divulgar nesta quinta-feira (25), o Comunicado do Ipea nº 108 que tem o tema “Gasto Social Federal: uma análise da execução orçamentária de 2010” . O estudo será apresentado na sede do Instituto, em Brasília e também terá transmissão on-line pela página eletrônica : www.ipea.gov.br.
O trabalho analisa a trajetória de recursos aplicados em programas e ações a cargo de ministérios e outros órgãos sociais, sob a perspectiva do volume, do nível de execução e da composição das despesas.
Fonte: Politicos de Ibicarai
Imbassahy desafia João Henrique
O deputado federal Antônio Imbassahy (PSDB) voltou a convidar o prefeito João Henrique (PP) para debater as duas gestões. "Tudo no alto nível", como o tucano mesmo define a proposta. O desafio, segundo ex-prefeito de Salvador, serviria para responder a certas insinuações que o atual chefe do Executivo faz comparando as duas administrações.
"Ele pode escolher o tema que quiser. Não tenho problema em discutir saúde, educação, creches, metrô. Posso debater com ele qualquer coisa", disse o presidente estadual do PSDB na Bahia ao apresentador Zé Eduardo, no programa Se Liga Bocão da Rádio Itapoan, na noite desta terça-feira (22).
O ex-prefeito brincou com a tentativa dos advogados de João Henrique de processá-lo por causa da propaganda do PSDB no horário destinado aos partidos. Segundo Imbassahy, o juiz indeferiu o pedido. "Nós colocamos no nosso horário aquilo que acreditamos estar errado. Criticamos e vamos continuar mostrando o que está errado", disse. Para ele, não há nada que indique pré-candidatura ou coisa do gênero.
Sobre a articulação dos partidos de oposição ao PT para a disputa eleitoral em 2012, Imbassahy reiterou que as conversas estão avançando e que é bem provável que uma força conjunta de várias legendas caminhem juntas contra a base do governador Jaques Wagner.
Questionado sobre a possibilidade do radialista Mário Kertész ser o nome da oposição, Imbassahy se mostrou pragmático. Segundo ele, Kertész é uma possibilidade, mas não tem nada certo. "O momento é de discutir projeto para Salvador".
O presidente tucano aproveitou a oportunidade para criticar governo e prefeitura que estão concentrados apenas na discussão do modal para o transporte na Avenida Paralela, quando, segundo ele, os problemas são bem maiores.
"Acredito que o governo acertou em escolher o metrô como transporte na Paralela. Agora, é preciso se concentrar para finalizar os 12 km do metrô (Bonocô-Pirajá) e depois partir para Cajazeiras. Outras cidades sedes da Copa estão muito mais avançadas no que tange a quantidade de obras", criticou.
Imbassahy aproveitou para se dizer impressionado com o aumento da violência na Bahia. Citou como exemplo a morte do irmão do deputado estadual Luciano Simões (PMDB) vitima de uma bala "perdida" na madrugada desta segunda-feira (22).
De acordo com ele, as pessoas na Bahia andam sobressaltadas, com receio de sair de casa. "Isto nunca aconteceu em nosso estado. É preciso agir com energia para melhorar esta situação", afirmou.
Antes de encerrar o programa, o deputado revelou que participou de uma reunião com os deputados estaduais de oposição para discutir a estratégia do bloco durante a votação do projeto de Lei que altera as normas de utilização do Planserv plano de saúde dos servidores.
Para Imbassahy, as mudanças propostas pelo governo estadual são absurdas e desrespeitosas. "É um péssimo exemplo que um governo do PT está dando para a iniciativa privada. Se um governo faz isto. É possível esperar que os planos de saúde privados também o façam", concluiu.
terça-feira, 16 de agosto de 2011
Governo vai elaborar plano de redução da incidência de hanseníase
Mais de 60% dos casos de hanseníase no Brasil estão concentrados em 166 municípios. A informação foi divulgada pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, nesta terça-feira (16), durante reunião com coordenadores dos programas estaduais de combate à doença.
Em 2009, o Brasil registrou mais de 37 mil novos casos de hanseníase. Os estados do Pará, Amazonas e Mato Grosso são os que apresentam o maior número de registros. Segundo o ministro, o governo pretende reduzir a incidência da doença ao patamar recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que é de um caso para cada grupo de 10 mil habitantes. No entanto, ele não informou prazo para cumprimento da meta.
O Ministério da Saúde planeja traçar ações específicas com as prefeituras de cidades onde há grande registro da doença e também fazer busca ativa de novos casos, o que pode aumentar a identificação de casos no País. “A busca ativa é fundamental para bloquear a transmissão da doença”.
A hanseníase atinge pele e nervos dos braços, mãos, pernas, pés, rosto, orelhas, olhos e nariz. A doença pode causar deformidades físicas e tem como principais sintomas manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas em qualquer parte do corpo, que ficam dormentes e sem sensibilidade ao calor, frio ou toque. A hanseníase tem tratamento e cura.
A transmissão ocorre quando o doente elimina o bacilo pelas secreções nasais, tosse ou espirra. Assim que inicia o tratamento, o doente para de transmitir a doença.
Conab oferece prêmio de subvenção de arroz e vende trigo, milho e café
Na próxima quarta-feira (17) a Conab vai realizar leilão para venda de 68 mil toneladas (t) de trigo em grãos, provenientes dos estados de Mato Grosso do Sul (MS), Paraná (PR), Rio Grande do Sul (RS) e São Paulo (SP).
No segundo dia, outras 43 mil t de milho em grãos, dos estados de (Goiás) GO, Minas Gerais (MG) e Mato Grosso (MT), também serão leiloadas. Também serão inclusas operações de subvenção de Pepro (Prêmio Equalizador pago ao Produtor) e PEP (Prêmio para Escoamento de Produto) de arroz. Pelo Pepro, são 25 mil t, e pelo PEP, 140 mil t do grão produzido nos estados de Rio Grande do Sul (RS) e Santa Catarina (SC).
No último do leilão, na sexta-feira (19), a Conab oferecerá 5,4 mil t de café em grãos.
No caso dos leilões de PEP e Pepro, os participantes devem atentar para o cumprimento de compra ou venda, evitando o envio do produto para as regiões Nordeste, Sul, Sudeste e Centro-Oeste, para os estados de Tocantins, Rondônia e Pará ou países sul-americanos como Argentina, Paraguai, Uruguai e Suriname
Para celebrar 30 anos, SBT revive Chaves com os atores da casa
Marlei Cevada, que brincou de Chiquinha na adolescência e agora vai viver a personagem, conta que a adaptação está com uma linguagem atual
“O Chaves é a estrela do aniversário de 30 anos do SBT”, enfatiza o diretor de planejamento artístico do SBT, Fernando Pelégio. Portanto, quando você ligar a TV no SBT e se deparar com Ratinho caracterizado como o seu Barriga, não se assuste. Trata-se de um especial sobre a série mexicana, feito pela emissora com os principais nomes da casa.
“É uma ofensa, não sou tão barrigudo assim”, brinca Ratinho. Além do apresentador, integram o elenco nomes como Carlos Alberto de Nóbrega, René Loureiro, Marlei Cevada e Zé Américo. Inspirado no episódio Bilhetes Trocados, o programa será uma adaptação do roteiro original.
Temas atuais
“O texto vai abranger temas atuais do Brasil, mantendo o humor característico da série”, diz Zé Américo, que vai viver Quico no especial. Para Renê Loureiro, o intérprete de Chaves, o sucesso da atração atravessa gerações porque, de fato, as piadas são boas. “O texto é simples, acessível, mas com boas sacadas”. A média de audiência costuma ultrapassar 7 pontos - cada ponto equivale a 55 mil residências.
Marlei Cevada, que brincou de Chiquinha na adolescência e agora vai viver a personagem, conta que a adaptação está com uma linguagem atual, mas se manteve fiel às piadas. “Não dá para copiar Chaves, mas a adaptação está muito bem feita. Terá a mesma pegada de inocência da série, mas com pitadas de atualidade”.
“Essa coisa da vila mostra a convivência em sociedade. É uma crítica social com humor e sem apelação. Divertido e sutil”, diz ela. O especial vai ao ar no próximo dia 19, depois do Programa do Ratinho.
Quem viverá cada personagem
Carlos Alberto de Nóbrega, que comanda A Praça É Nossa, dará vida ao professor Girafales. René Loureiro, também de A Praça, será Chaves. Zé Américo, de A Praça, fará Quico. A comediante Marlei Cevada, conhecida pela personagem Nina, também do humorístico do SBT, interpretará Chiquinha. O apresentador Ratinho ganhou o papel de seu Barriga. Christina Rocha, apresentadora de Casos de Família, será vista na pele de dona Clotilde, também conhecida como a Bruxa do 71. A modelo Lívia Andrade fará dona Florinda, personagem para a qual Marília Gabriela havia sido cogitada.
segunda-feira, 15 de agosto de 2011
Primeiro doutorado em museologia e patrimônio da América Latina tem aula inaugural
O primeiro doutorado em museologia e patrimônio da América Latina terá nesta segunda-feira (15) a aula inaugural no Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast), em São Cristóvão, na zona norte do Rio de Janeiro. O início do curso faz parte da programação de um seminário internacional que comemora os cinco anos do Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio (PPG-Pmus), criado em 2006 pelo Mast, em parceria com a Universidade Federal do Estado do Rio (Unirio).
A aula inaugural, que começa às 14h, será dada pelo presidente do Conselho Internacional de Museus (Icom), Hans-Martin Hinz, com tradução simultânea. O seminário vai até quarta-feira (17), com palestras, mesas-redondas e debates. No encerramento, pesquisadores em museologia e patrimônio apresentam os resultados de seus trabalhos e mostram um panorama das duas áreas na América Latina.
De acordo com o coordenador do programa, Marcus Granato, os cursos oferecidos seguem a tradição da Escola de Museologia, oriunda do Museu Nacional e hoje uma unidade da Unirio. “Com o mestrado, e agora o doutorado, teremos um fluxo de 30 alunos formados por ano, atendendo a uma demanda crescente do mercado”, disse.
Granato informou que não existe mão de obra disponível entre as pessoas formadas pelo programa de pós-graduação. Neste mês de agosto, está sendo aberto mais um processo seletivo, tanto para o mestrado quanto para o doutorado, para as turmas que iniciarão os cursos em 2012.
Vivaleitura tem 1.800 experiências inscritas
Projetos de leitura de escolas públicas, particulares e comunitárias representam 57% das 1.825 experiências inscritas no prêmio Vivaleitura de 2011. Nesta edição, concorrem projetos das 27 unidades federativas. São Paulo, com 362 relatos, tem o maior número de inscritos, seguido do Paraná (168) e de Minas Gerais (164).
Dados da Organização dos Estados Ibero-Americanos para Educação, Ciência e a Cultura (OEI), entidade que coordena o Vivaleitura, mostram que o número de inscritos pode subir, pois ainda são esperados relatos enviados pelos Correios. As inscrições foram encerradas na última quarta-feira (10).
Do total de experiências recebidas pela coordenação, 1.036 (57%) são de escolas; 600 (33%) da categoria sociedade, que reúne empresas, organizações não-governamentais, pessoas físicas, universidades e instituições sociais; 189 (10%) de bibliotecas públicas, particulares e comunitárias. Cada categoria concorre a prêmio de R$ 30 mil, em dinheiro.
Este ano, a seleção dos trabalhos concorrentes será realizada em três etapas. Na primeira, uma comissão de especialistas em leitura analisa todos os trabalhos para verificar quais atendem aos critérios previstos no regulamento; na segunda, a coordenação do prêmio indica os 15 finalistas, cinco por categoria, com divulgação prevista para 30 de setembro; na última, uma comissão de jurados escolhe três experiências entre as 15 finalistas, uma por categoria. A entrega dos prêmios terá a data divulgada posteriormente.
Criado no Ano Ibero-Americano da Leitura, em 2005, o prêmio tem como proposta incentivar a leitura em espaços escolares, bibliotecas, instituições, entidades e residências. Democratizar o acesso ao livro, valorizar o livro e a leitura, estimular a formação cidadã e apoiar a criação e a produção literárias são objetivos do Vivaleitura, promovido pelos ministérios da Educação e da Cultura, sob a coordenação da OEI e patrocínio da Fundação Santillana, da Espanha. A iniciativa tem o apoio do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).
CNJ atualiza dados e mostra que pelo menos 100 juízes têm a vida ameaçada
Balanço do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), com base em informações fornecidas pelos tribunais a pedido da Corregedoria Nacional de Justiça, mostra que pelo menos 100 juízes têm a vida ameaçada no País. Os dados foram atualizados e divulgados na última sexta-feira (12).
Alguns tribunais não repassaram os dados e, por isso, o número pode ser maior. De acordo com o levantamento, há 69 juízes ameaçados, 13 sujeitos a situações de risco e 42 escoltados. O CNJ esclarece que muitos se enquadram em duas situações ao mesmo tempo, por exemplo, ameaçados com escolta ou em situação de risco com escolta.
Os dados mostram ainda que o Paraná é o estado com o maior número de juízes sob ameaça - 30, seguido pelo Rio de Janeiro, com 13, e pela Bahia, com dez.
Municípios têm até 8 de setembro para informar sobre obras do PAC Urbanização
Estados e municípios têm até 8 de setembro para preencher o Relatório de Monitoramento de Operações (ReMO), destinado à inserção das informações relativas à execução das operações inseridas no PAC Urbanização de Assentamentos Precários e Saneamento Integrado.
O ReMO é disponibilizado a cada seis meses e o seu preenchimento é obrigatório para intervenções com valor de investimento superior a R$ 9 milhões.
Para as intervenções de Urbanização de Assentamentos Precários, embora seja o segundo ReMO, as informações a serem preenchidas devem se referir às atividades executadas desde a contratação até o dia 30 de junho de 2011, considerando que houve aprimoramento do formulário com alteração de alguns campos de informação.
Para as intervenções de Saneamento Integrado será preenchido o primeiro ReMO, que deverá conter informações relativas às atividades executadas desde a contratação até o dia 30 de junho de 2011.
As informações relativas às intervenções com valor inferior a R$ 9 milhões não são de preenchimento obrigatório, mas podem ser inseridas, a critério do executor, contribuindo assim para o monitoramento do desempenho, em especial das ações de trabalho social, de recuperação ambiental e de regularização fundiária.
Para o seu preenchimento, estados e municípios devem acessar o site do Ministério das Cidades, colocando o mesmo usuário e senha utilizados para apresentar propostas ao PAC 2.
Fonte: Politicos de Ibicarai
domingo, 14 de agosto de 2011
Empreendedor Estudante Jornalista Trabalhador Sobre Cidadania Ciência e Tecnologia Cultura
O prazo para coleta do censo escolar da educação básica foi prorrogado para próxima sexta-feira (19) de agosto. Dessa forma, as redes ganham mais cinco dias para a finalização do preenchimento e conferência das informações.
As informações prestadas ao censo é muito importante para que se trace o panorama real da educação básica. Os dados servem de referência para a formulação de políticas públicas e execução de programas na área da educação, incluindo os de transferência de recursos públicos, como merenda e transporte escolar, distribuição de livros e uniformes, implantação de bibliotecas, instalação de energia elétrica.
Os resultados obtidos no censo escolar sobre o rendimento, e movimento (abandono) escolar dos alunos do ensino fundamental e médio, são utilizados para o cálculo do índice de desenvolvimento da educação básica (Ideb). Esse indicador serve de referência para as metas do plano de desenvolvimento da educação (PDE), do Ministério da Educação.
Fonte: Politicos de Ibicarai